
Crítica do filme:
Fui na cabine do filme Transformers 2: Revenge of the Fallen. Tinha gostado muito do primeiro filme, e estava com grande expectativa para a seqüência. O filme traz o mesmo elenco principal e o Michael Bay (A Ilha) de volta na direção. A história se passa 2 anos depois, quando Sam (Shia LaBeouf), agora calouro na faculdade, começa a ter visões com códigos indecifráveis.
Sem saber, este conhecimento que Sam adquire através dos códigos, é a chave que os Decepticons, inimigos dos Autobots, precisam para destruir a humanidade. Então ele, junto com sua namorada Mikaela (Megan Fox) e amigos robôs, correm contra o tempo- e contra gigantes robôs " do mal"- para salvarem todos que estão em perigo.
O filme tem bem mais ação do que o primeiro e cenários incríveis. Podemos ver cenas bem legais de enormes robôs lutando em meio a pirâmides do Egito, no deserto, ou destruindo uma universidade, e até robôs-carros brincalhões e chorões. Como todo filme, tem seus pontos fracos. Um deles é a falta de identificação das máquinas Decepticons e Autobots. Como 99% do longa (que tem 2h28 de duração) é ação e porrada, não nos dá tempo hábil. Faltou aí mais detalhes nas características de cada um, para fácil associação do robô do "bem" e o do "mal". Isso pode parecer besteira, mas confunde muito o público, pois apenas o Optimus Prime e o Bee são reconhecíveis por conta das cores, o restante não. O apelo à sensualidade da atriz Megan Fox como um artifício para atrair um público maior, é fato. Cenas exageradas, e muitos closes desnecessários ocorrem praticamente em todas as cenas em que ela aparece.
Quanto ao diretor, Bay não fugiu muito do esperado e do que está acostumado a fazer: filmes SEMPRE de ação/aventura/ficção, que envolvem personagens com características de fácil aceitação (Shia LaBeouf como o divertido Sam no Transformers, ou Mac (Ben Aflleck) e Danny (Josh Hartnett) em Pearl Harbor dividindo amores pela enfermeira Evelyn (Kate Beckinsale). Quem é que não ficou com o coração partido quando Mac volta e Evelyn já está com Danny?). Fazendo um balanço geral, o Transformers 2 é bom, diria que até melhor do que o primeiro. Estréia em rede nacional na próxima sexta, dia 26 de junho.
Coletiva de imprensa via satélite:
Sábado, dia 20 de junho, fui na coletiva de imprensa via satélite com a equipe principal do filme: Michael Bay, Shia LaBeouf , Megan Fox e Ramon Rodriguez, transmitido direto da Califórnia (EUA). O diretor Bay negou os rumores de que ele não faria o terceiro Transformes. Disse que somente não será seu próximo filme, mas que terá sim uma seqüencia em breve. Shia se mostrou muito simpático e desencanado quanto a fama.
" Não sinto pressão por ser mais novo (ele tem 21 anos). Os diretores que fazem a pressão quando estou em algum filme".
A atriz Megan Fox disse ter usado muitas cenas com dublês, pois é péssima com carros ou motos. Quanto as comparações com Angelina Jolie, ela discorda:
" Não me acho a substituta da Jolie, ainda tenho que trabalhar muito pra isso. Ela é um ícone". Acrescentou ainda que o diretor a tirou do escuro e lhe deu uma carreira, que espera continuar por muitos anos.
O diretor Bay, quando questionado pelo Blog Diário de uma Foca em Crise sobre seu próximo projeto em andamento, disse que tem conversado com os atores Denzel Washington e Will Smith, mas ainda não tem nada certo. Já o ator Shia, adiantou que estará num filme de Oliver Stone. Ramon, que é novo no elenco, disse ter tido muita sorte de estar nessa mega produção.
Jay