Procure alguma crítica:

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Guerreiro Genghis Khan




O filme Guerreiro Genghis Khan (Mongol) traz no elenco principal Tadanobu Asano, Honglei Sun e Khulan Chuluun. A direção é do cineasta russo Sergei Bodrov (Nomad / Prisioneiro das Montanhas). A história do filme acompanha o jovem Temudgin, que após a traição e morte do seu pai, torna-se escravo de um clã na Mongólia, liderado por um inimigo de seu pai. Após conseguir fugir, torna-se um poderoso guerreiro que, devido sua generosidade, consegue formar um exército de fiéis.

Este longa-metragem foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, mas só agora chegou ao Brasil. Foi rodado na Mongólia, China e no Cazaquistão. Apesar de longo (tem um pouco mais de 2 horas de duração) a trama é envolvente e satisfatória. O ponto alto do filme, sem dúvidas, é a fotografia, que é espetacular. Já está em cartaz nos cinemas.

Janis Lyn

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Crítica – Harry Potter e o Enigma do Príncipe




Por: Rogério Lagos

Cada vez mais ameaçador. A batalha final está se aproximando, e Harry a cada dia que passa sente que o fim está próximo. Para ele, ou para aquele-que-não-deve-ser-nomeado. Ou, para ficar mais simples, Voldemort, o lorde das trevas.

Harry Potter e o Enigma do Príncipe conta a história de Tom Riddle, aluno de Hogwarts, mais precisamente da Sonserina, extremamente hábil em magias (das trevas, diga-se de passagem) e apto a conversar com cobras. Nada mal, não? Sim... O sexto filme da série busca na essência de Voldemort uma saída para todos os problemas de Hogwarts e o mundo dos trouxas.

Lembranças. Esta é uma palavra que pode ser usada para definir 60% do filme, no qual Dumbledore, diretor da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, é o grande responsável por colocá-las à tona. Mas porque?

Enquanto isso, Harry se divide em ajudar o velho bruxo e atuar como antagonista na comédia romântica paralela de Ronny e Hermione. E a correr atrás de Draco Malfoy pelos cantos da escola em busca de um segredo obscuro de seu inimigo. Além disso, há a volta de Slughorn à Hogwarts, professor de Poções na época do jovem Voldemort. E, claro, perdas. Em todos os filmes da série acontece uma tragédia, e nesse não é diferente. Mas é só...

Frustrante. Sim... Ouso dizer que o sexto filme da franquia Harry Potter nem de longe alcançou um equilíbrio entre a obra literária e o bom senso de sua adaptação às telonas. Tenho consciência de que é impossível colocar no cinema as mais de 500 páginas do livro, mas pelo menos um pouco mais de animação, com mais cenas de ação, poderiam ser mais bem exploradas.

Mas não quero me prender apenas aos pontos negativos do filme. Harry Potter e o Enigma do Príncipe é um filme agradável, fiel em suas partes principais e com efeitos especiais extraordinários. O trio mais famoso do mundo da magia, composto por Harry, óbvio, Hermione e Ronny, aproveitam a fase adolescente no longa e esbanjam alegria, vitalidade e alguns hormônios alterados... Afinal, os bruxos também amam. Isso sem falar na grande dose de humor responsável por boas gargalhadas.

Em suma, o filme deixa muito a desejar no quesito fidelidade à obra de J. K. Rowling, além das poucas cenas de ação. No mais, um filme muito bem produzido e direto (até demais às vezes) aos pontos fortes da trama, e com a volta de algumas partes da história que os fãs sentiram saudades, como o quadribol, por exemplo.

A sexta parte da saga de Harry Potter nada mais é do que um petisco do que vem por aí. Em Harry Potter e as Relíquias da Morte, última livro da série, é onde todo o mistério acaba. Para quem já leu o livro, só resta esperar. Para quem não leu, corra e comece a ler amanhã mesmo! Para aqueles que preferem esperar o desenrolar da história nas telonas, a previsão de estréia da primeira parte do capítulo final (sim... o filme terá duas partes...) é novembro de 2010. Já a segunda está programada para julho de 2011.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Coração de Caetano








Ontem fui na pré-estréia para convidados do filme
"Coração Vagabundo", sobre Caetano Veloso. O filme-documentário faz um registro bem autoral da turnê 'A Foreign Sound', que Caetano fez mundo afora. O longa também contém depoimentos de famosos fãs do cantor, como Pedro Almodóvar (meu diretor preferido), Michelangelo Antonioni e David Byrne.

O diretor Fernando Andrade, durante os 60 minutos de duração, deixou o cantor bem a vontade para falar de sua carreira internacional, fama, emoção de quando foi convidado à cantar no Carnegie Hall(NY), polêmica da música É proibido proibir e etc... Caetano se mostra uma pessoa bem divertida e sempre centrada no que faz de melhor: música. No decorrer do filme, podemos ver ele cantando várias músicas (antigas e novas), inclusive a que leva o nome do filme: Coração Vagabundo, escrita em 1966. Viaje com Caetano neste filme e conheça o homem apaixonante, talentoso e incrível que ele foi, é, e pra mim, sempre vai ser.

A estréia nacional é dia 24 de julho.

Música da semana: Caetano Veloso - Coração Vagabundo

MEU CORAÇÃO NÃO SE CANSA
DE TER ESPERANÇA
DE UM DIA SER TUDO O QUE QUER
MEU CORAÇÃO DE CRIANÇA
NÃO É SÓ A LEMBRANÇA
DE UM VULTO FELIZ DE MULHER
QUE PASSOU POR MEUS SONHOS
SEM DIZER ADEUS
E FEZ DOS OLHOS MEUS
UM CHORAR MAIS SEM FIM
MEU CORAÇÃO VAGABUNDO
QUER GUARDAR O MUNDO
EM MIM
MEU CORAÇÃO VAGABUNDO
QUER GUARDAR O MUNDO
EM MIM


Janis Lyn

segunda-feira, 6 de julho de 2009

17 Outra Vez (17 Again)




Fui na pré-estréia do filme 17 Outra Vez (17 Again). A história do filme é aquela velha fórmula já usada diversas vezes em Hollywood, quando um personagem, insatisfeito com sua vida, tem a chance de voltar no tempo e evitar seus erros.

O filme fala sobre Mike (Matthew Perry – o Chandler de Friends) que, beirando os 40 anos, se sente infeliz por, aos 17 anos, ter largado uma carreira promissora no basquete para se casar com sua namorada adolescente, que estava grávida. Depois de perder o emprego e sua esposa, ele encontra um misterioso funcionário da escola e, sem mais nem menos, volta a ter 17 anos
(agora interpretado por Zac Efron -High School Musical).

Apesar da trama batida e final previsível, o longa-metragem faz sua parte: você dá risada em cenas hilárias inspiradas em Star Wars e Senhor dos Anéis, fica triste em alguns momentos, mas vai embora feliz. A direção é de Burr Steers, que em 2003 assinou o roteiro de Como Perder um Homem em 10 Dias.

O filme estréia nesta sexta-feira, 10 de julho.

Janis Lyn

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Harry Potter no Imax?




Sim!

Acabo de receber a informação da Warner que o sexto filme da franquia(Harry Potter e o Enigma do Príncipe), que estreará dia 15 de julho, será lançado na versão IMAX® 3D . A única sala em São Paulo com esta tecnologia é a sala do Espaço Unibanco Pompéia, do Shopping Bourbon.

O que vai mudar da versão tradicional?

O filme foi remasterizado digitalmente com a qualidade e o som da tecnologia The IMAX® Experience. O uso dessa tecnologia de conversão IMAX®, transforma a ação ao vivo 2D em 3D, e a sequência de abertura do filme foi convertida para IMAX® 3D. O IMAx proporciona imagens som digital a laser e campo de visão maximizado.

Qual a história do filme?

Harry (Daniel Radcliffe) inicia o sexto ano em Hogwarts enquanto Lorde Voldemort (Ralph Fiennes) está cada vez mais forte e quer destruí-lo. Através de um livro de poções, Harry amplia seus conhecimentos de magia e se prepara para a batalha com a ajuda de Dumbledore (Michael Gambon)e seus fiéis amigos.

Janis Lyn