segunda-feira, 4 de janeiro de 2010
Crítica: Contatos de 4º Grau
O filme Contatos de 4º Grau (The 4th Kind) trata-se de um suspense que fala sobre casos no Alaska em que "supostamente" houveram contatos alienígenas e abdução. Quando digo supostamente, é porque a história, apesar de ser dita como verdadeira, não passa de uma fábula para leigos acreditarem. O filme gira em torno da psiquiatra Dra. Abigail Tyler, interpretada pela Milla Jovovich.
O filme inteiro mostra relatos e vídeos caseiros de casos que ocorreram com seus pacientes. A psiquiatra começa a ficar perturbada quando vários de seus pacientes, que não se conhecem, começam a relatar a mesma história e sonho. Quando ela resolve pesquisar os fatos, estranhas coisas acontecem e pessoas ficam fora do controle, o que gera mortes e desaparecimentos. Confesso que, quando assisti ao filme, mesmo não acreditando nessas coisas, fiquei com a pulga atrás da orelha. Então, como boa jornalista e curiosa que sou, fui pesquisar sobre aquelas histórias ditas como verdadeiras. Confirmei minha tese: é tudo invenção.
O problema está na abertura do filme, em que a atriz Milla Jovovich aparece, como ela mesma, dizendo que os fatos são todos reais e, inclusive, os vídeos mostrados. Enganar o cinéfilo não é justo. Realmente houveram desaparecimentos não solucionados no local, mas dizer que foram forças do além, OVNIS, é só para atrair pessoas ao cinema. E essa tal Dra. Abigail Tyler foi inventada também. Não há nada que comprove que ela de fato existiu. Tudo o que eles citam no filme ser fonte, foram criados para o próprio filme.
Mas, mentiras a parte, visto como um filme de ficção, nada mais do que isso, é excelente. Deixa o expectador ansioso e grudado na cadeira. Mas não passa disso...não se engane.
A direção e roteiro é do Olatunde Osunsanmi (A Caverna do Medo).
Já nos cinemas
Janis Lyn
Assinar:
Postar comentários (Atom)
8 comentários:
Muito boa a sutileza para dizer que é tudo ficção... rsrs / De qualquer forma fiquei com vontade de ver.
Sds. Kisses!
Ahhh!! Para de dizer que é mentira! hahaha, depois eu quero ver as suas pesquisas... kkkk!!
Excelente crítica!
Becitos!
Ah.. fiquei com muita vontade de ver agora, mesmo com vc afirmando e reafirmando que é tudo mentira! rs
muito boa a crítica, gostei do blog ;D
Beijão ;*
Fiquei com vontade de assistir. Como ainda não consegui ver não posso falar muito, o que acredito é que a ficção possa ser trabalhada de "X" formas. Não sei bem como foi em Contatos de 4 Grau, mas acredito que é válido, não se trata de enganar o cinéfilo, mas criar uma trama obscura sobre a história mostrada e isso gera discussões como agora. Rs. Esperteza ou não do diretor.
Olha, fiquei até com vontade de ver esse filme rs.
Vou procurar ver e fazer umas pesquisas também.
Isso me chama bastante atenção, e parabéns pela crítica.
Gostei do seu blog rs.
Crítica Duca... Parabéns Jay....
Deu mta vontade de assistir amore...
bjks
Poxa amiga, vc além de ser cinéfila ainda é jornalista! já temos dois pontos em comum pois eu tbém sou cinéfilo, tenho um blog sobre cinema e acabei de passar na faculdade de jornalismo. Assim q possivel me faça uma visita sem compromisso, o endereço é: www.cinemeirosnews.blogspot.com e deixe seu comentário se quiser. Parabéns pelo seu blog e por suas postagens. Gostaria de saber como ser seu seguidor e saiba q fiz umas postagens sobre Sherlock Holmes e tbém sobre esse interessante filme q vc comentou. Valeu parceira. Um grande abraço, feliz ano novo e saiba q seu blog já faz parte dos meus favoritos. Um abraço do amigo Érico cinemeiro
Valeu pela crítica e a descrição, eu senti que não é o estilo de filme que me atrai, ainda que tenha um tema curioso.
Postar um comentário