sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011
INDICADO AO OSCAR: Cisne Negro
Exibido ano passado no Festival de Veneza, de Toronto e indicado a 5 prêmios no Oscar deste ano (Melhor Filme, Melhor Atriz, Melhor Diretor, Melhor Fotografia, Melhor Edição), Cisne Negro (Black Swan) chega, finalmente, ao Brasil.
Conta a história da regrada e "certinha" bailarina Nina (Natalie Portman) que consegue o papel principal como a Rainha dos Cisnes numa nova adaptação do espetáculo. Nina tem de interpretar ao mesmo tempo o Cisne Branco e o Cisne Negro. Enquanto um é delicado, sofrido e contido, o outro é totalmente o oposto. Ela, então, mergulha de corpo e alma nos ensaios e se vê num mundo perturbador em que não há espaço para imperfeições, é repleto de competição, intrigas e altas expectativas sobre sua performance.
Esse suspense psicótico, muito bem dirigido por Darren Aronofsky (O Lutador, Réquiem para um Sonho), prende do começo ao fim, nos deixa um pouco confusos (típico do diretor) e satisfeitos com o final surpreendente. O mundo nú e crú do balé, a fotografia precisa, a edição e os minutos finais me deixaram sem palavras. Dizer que Natalie Portman está perfeita no papel chega a ser até desnecessário. Para mim, o longa não seria o mesmo sem ela. Mas o mais interessante é a mensagem que fica no final e se aplica no nosso dia a dia, como a pressão, inveja e expectativa que sempre sofremos, e o preço que atingir a tal "perfeição" traz.
É um filme que merece ser visto e apreciado até mais de uma vez. Alguém aí tem dúvida de que a Natalie vai abocanhar a estatueta de ouro mais disputada do mundo? Eu não...
Mila Kunis, Winona Ryder, Vincent Cassel, Barbara Hershey e Benjamin Millepied também estão no elenco.
Janis Lyn
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
E digo mais: a competição diária imposta de nós para nós mesmos e muito bem colocada no filme dá o brilho do longa... Natalie Portman deixou de ser a eterna Amdala após Cisne Negro... heheh
Verei nesta semana!
Porque meu comentário abaixo saiu como "anônimo"? Drogaaaaaaaa!! rsrs
Postar um comentário