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quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Crítica: A Bela e a Fera

Por Flavinha Leão


Uma confissão: eu não gosto muito do cinema francês. Aliás, minto. Eu não gosto do cinema 
francês. Sempre achei meio cabeça demais, meio entediante demais, meio cult demais.
Uma confissão um pouco melhor: eu amei a versão francesa de "A Bela e a Fera". Esse é um 
preconceito que terei o maior prazer de perder, afinal, as coisas evoluem, até o nosso cinema 
nacional, mas isso não vem ao caso.

A clássica história da garota que fica presa no castelo de uma fera para salvar o pai já teve várias 
versões no cinema. As mais famosas são a de 1946, também da França e a animação da Disney, 
de 1991. Em 2011, uma tentativa muito mal sucedida de modernizar o conto resultou no filme A 
Fera, com a Vanessa Hudgens, de High School Musical, tão ruim que, na minha opinião, não vale 
a perda de tempo. 

A Bela e a Fera de 2014 (com Léa Seadoux e Vincent Cassel nos papéis principais) é um 
espetáculo, e os mais atentos (bem, não precisa ser tão atento assim...) vão reparar nas 
diferenças em relação à versão da Disney. Onde está a fada que transforma a Fera em fera? A 
Bela não era filha única? Ela pediu uma rosa para o pai? Cadê o pessoal do castelo, o Lumière, o 
Horloge, a Madame Samovar? E o Gaston que gostava de outra garota e não estava nem aí para 
a Bela? 

Calma! É que existem muitas versões mesmo, não só no cinema, mas na literatura também. A 
história original foi escrita em 1740, por Gabrielle-Suzanne Barbot, Dama de Villeneuve, e depois 
ganhou nova visão em 1756, que é a mais conhecida, com Jeanne-Marie LePrince de Beaumont
(aliás, reparem que o filme faz uma bonita homenagem à escritora, batizando a família da Bela 
com o seu sobrenome). A versão de Villeneuve é bem mais complexa, e Beaumont cortou muitos 
dos personagens.

As irmãs da Bela me lembraram muito as da Cinderela, feias e cheias de inveja da irmã caçula, 
apesar de não serem tão malvadas. Talvez por isso mesmo a Disney tenha colocado a garota 
como filha única, para não haver confusão, afinal a Bela é a Bela e a Cinderela é a Cinderela!
Gostei também da história da ninfa da floresta, que foi a primeira mulher do príncipe que se 
transforma na Fera e é o motivo de toda a magia do castelo, já que não existe fada. Essa parte eu 
também não conhecia.

Cenas lindas, fotografia maravilhosa, boa trilha sonora... Enfim, repito, que espetáculo de 
produção! E vem mais por aí. Uma nova versão da Disney, dessa vez com atores, vai chegar às 
telonas. Será que a Emma Watson, a Hermione de Harry Potter, vai dar conta do recado? É 
aguardar para ver. Mas enquanto esperamos o tio Sam mostrar todo o seu poderio na sétima arte, 
deliciem-se com a delicadeza da França.

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