Procure alguma crítica:

segunda-feira, 22 de março de 2010

Crítica: Ilha do Medo




Martin Scorsese é para mim um dos melhores diretores que existe. O conheci assistindo anos atrás dois grandes filmes que me conquistaram: Cabo do Medo (1991) e Taxi Driver (1976). Lembro de ter ficado estarrecida com as histórias e forma peculiar de direção. Em 2008 finalmente o diretor ganhou um Oscar, com o ótimo Os Infiltrados. Em seu quarto filme com o ator Leonardo di Caprio (meu ator favorito que está cada vez melhor em suas atuações), sua nova aposta é o triller Ilha do Medo (Shutter Island) que antes tinha sido intitulado Paciente 67. O roteiro é baseado num livro do aclamado escritor Dennis Lehane, que escreveu Sobre Meninos e Lobos (Mystic River), e 'Medo da Verdade' (Gone Baby Gone), ambos também levados a telona.

A história do filme é bem simples: Passa-se em 1954 com a dupla de policiais Teddy (Leo di Caprio) e Chuck (Mark Ruffalo) que vão para a Shutter Island, um ilha que abriga um grande presídio psiquiátrico, para investigarem o sumiço de uma das pacientes. Atormentado ainda com a morte de sua esposa Dolores (Michele Willians), Teddy começa a ter alucinações com pistas soltas que o leva a querer descobrir o que está por trás dos mistérios daquela ilha e dos pacientes, que sempre parecem esconder algo.

O filme já vale a pena só pela direção, que me fez ter um revival dos filmes de terror antigos. Cenas tensas do início ao fim e uma trilha sonora digna do mestre Hitchcock. O mistério reina até os minutos finais, quando tudo é revelado e devidamente explicado. Talvez seja por isso que muitos críticos não gostaram do filme. Esse "excesso" de explicações não é do fetio do diretor. Mas sabe de uma coisa? Pra mim é um dos melhores filmes do Scorsese e o melhor do ano até o momento. Percebi muitos jovens no cinema que não conhecem o Scorsese e foram pelo trailer, que por sinal é muito bem feito e editado. E isso é bom, pois podem se interessar pelo trabalho do diretor e, assim, procurar assistir seus outros filmes clássicos. Pode não ser muito original, mas ainda sim é um grande filme. E quer saber? Scorsese pode tudo...

Janis Lyn

2 comentários:

Rogério Lagos disse...

Não tenho muito o que acrescentar. Você já disse tudo!

Ilha do Medo é, até o momento, o melhor filme de 2010, sem sombra de dúvidas.

Leonardo di Caprio continua sendo um injustiçado pela Acadêmia, que nunca cede e entrega um peladinho de ouro para ele.

Bom... Neste caso, pode dar as mãos a Johnny Depp... Dois grandes atores perseguidos pela crítica.

Ilha do Medo vale muito a pena...

Gabriela Moura disse...

aqui estão:
http://cinemacultura.blogspot.com/
http://filmeedownload.blogspot.com/
http://myonethousandmovies.blogspot.com/



:)