Procure alguma crítica:

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Crítica: A Origem



Fui ao cinema IMAX, com todas as expectativas possíveis e imagináveis, assistir A Origem (Inception). Resultado? Me surpreendi ainda mais do que eu esperava. Antes do veredicto, vamos à história:

Léo Di Caprio interpreta Dom Cobb, um hábil profissional que extrai segredos durante o sono das pessoas. Devido seu passado sombrio ter o tornado um fugitivo internacional, agora ele vive ilegalmente trabalhando para poderosos do meio da espionagem. O rumo da trama muda quando uma de suas vítimas, o poderoso e rico Saito (Ken Watanabe), lhe faz uma proposta: em vez de roubar informações dos sonhos das pessoas, ele quer que Dom CRIE uma ideia na mente do filho de seu adversário, o Richard Fischer (Cillian Murphy), herdeiro de um império, que ele pretende destruir. A recompensa disso? Dom se livraria do seu passado e extradição podendo voltar à vida (e as pessoas) que sempre quis.

O filme uniu só o crème de la crème: grande diretor e roteirista, Christopher Nolan (Amnésia, Batman Begins e Batman O Cavaleiro das Trevas) e um elenco que se melhorar estraga: Leonardo DiCaprio, Michael Caine, Marion Cotillard, Ellen Page, Cillian Murphy, Joseph Gordon-Levitt e Ken Watanabe. Acima de tudo, trouxe o que mais falta no cinema atualmente: criatividade.

Ao contrário do que ouvi de algumas (poucas) pessoas, não é um filme complicado de se entender. Logo no começo já é explicado como as coisas funcionam. Só quem realmente não prestou atenção no filme não entenderia. Requer atenção, claro, mas não é nenhum bicho de sete cabeças. Os efeitos especiais são surreais, com direto até a uma sequência de luta na gravidade zero (minha parte favorita) e uma direção de arte impecável. É o tipo de filme que não conseguimos achar um defeito sequer.

Apesar de longo (2h20), não dá pra sentir o tempo passar e a trama nos possibilita embarcar nas emoções, agonia e rapidez do acontecimento dos fatos. E quando você pensa que tudo deu certo, meu caro leitor, é hora de pensar de novo.

Uma obra prima. Definitivamente o melhor filme do ano.

Janis Lyn

1 comentários:

Monike disse...

OIii Janyss, adorei a crítica e realmente, o filme é extraordináriooo.se eu soubesse que vocês estavam indo teria ligado para irmos juntos (eu fui com John). Está de parabéns a sua crítica!! bitocas