Procure alguma crítica:

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Crítica: Contatos de 4º Grau



O filme Contatos de 4º Grau (The 4th Kind) trata-se de um suspense que fala sobre casos no Alaska em que "supostamente" houveram contatos alienígenas e abdução. Quando digo supostamente, é porque a história, apesar de ser dita como verdadeira, não passa de uma fábula para leigos acreditarem. O filme gira em torno da psiquiatra Dra. Abigail Tyler, interpretada pela Milla Jovovich.

O filme inteiro mostra relatos e vídeos caseiros de casos que ocorreram com seus pacientes. A psiquiatra começa a ficar perturbada quando vários de seus pacientes, que não se conhecem, começam a relatar a mesma história e sonho. Quando ela resolve pesquisar os fatos, estranhas coisas acontecem e pessoas ficam fora do controle, o que gera mortes e desaparecimentos. Confesso que, quando assisti ao filme, mesmo não acreditando nessas coisas, fiquei com a pulga atrás da orelha. Então, como boa jornalista e curiosa que sou, fui pesquisar sobre aquelas histórias ditas como verdadeiras. Confirmei minha tese: é tudo invenção.

O problema está na abertura do filme, em que a atriz Milla Jovovich aparece, como ela mesma, dizendo que os fatos são todos reais e, inclusive, os vídeos mostrados. Enganar o cinéfilo não é justo. Realmente houveram desaparecimentos não solucionados no local, mas dizer que foram forças do além, OVNIS, é só para atrair pessoas ao cinema. E essa tal Dra. Abigail Tyler foi inventada também. Não há nada que comprove que ela de fato existiu. Tudo o que eles citam no filme ser fonte, foram criados para o próprio filme.

Mas, mentiras a parte, visto como um filme de ficção, nada mais do que isso, é excelente. Deixa o expectador ansioso e grudado na cadeira. Mas não passa disso...não se engane.

A direção e roteiro é do Olatunde Osunsanmi (A Caverna do Medo).

Já nos cinemas

Janis Lyn

8 comentários:

JK disse...

Muito boa a sutileza para dizer que é tudo ficção... rsrs / De qualquer forma fiquei com vontade de ver.

Sds. Kisses!

Rogério Lagos disse...

Ahhh!! Para de dizer que é mentira! hahaha, depois eu quero ver as suas pesquisas... kkkk!!

Excelente crítica!

Becitos!

Camila Oaquim disse...

Ah.. fiquei com muita vontade de ver agora, mesmo com vc afirmando e reafirmando que é tudo mentira! rs

muito boa a crítica, gostei do blog ;D

Beijão ;*

Andrei Vinicius Morais disse...

Fiquei com vontade de assistir. Como ainda não consegui ver não posso falar muito, o que acredito é que a ficção possa ser trabalhada de "X" formas. Não sei bem como foi em Contatos de 4 Grau, mas acredito que é válido, não se trata de enganar o cinéfilo, mas criar uma trama obscura sobre a história mostrada e isso gera discussões como agora. Rs. Esperteza ou não do diretor.

paula s. disse...

Olha, fiquei até com vontade de ver esse filme rs.
Vou procurar ver e fazer umas pesquisas também.
Isso me chama bastante atenção, e parabéns pela crítica.
Gostei do seu blog rs.

Patty Caprioli disse...

Crítica Duca... Parabéns Jay....

Deu mta vontade de assistir amore...

bjks

Unknown disse...

Poxa amiga, vc além de ser cinéfila ainda é jornalista! já temos dois pontos em comum pois eu tbém sou cinéfilo, tenho um blog sobre cinema e acabei de passar na faculdade de jornalismo. Assim q possivel me faça uma visita sem compromisso, o endereço é: www.cinemeirosnews.blogspot.com e deixe seu comentário se quiser. Parabéns pelo seu blog e por suas postagens. Gostaria de saber como ser seu seguidor e saiba q fiz umas postagens sobre Sherlock Holmes e tbém sobre esse interessante filme q vc comentou. Valeu parceira. Um grande abraço, feliz ano novo e saiba q seu blog já faz parte dos meus favoritos. Um abraço do amigo Érico cinemeiro

Versos Controversos - Alan Salgueiro disse...

Valeu pela crítica e a descrição, eu senti que não é o estilo de filme que me atrai, ainda que tenha um tema curioso.