Procure alguma crítica:

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Crítica: Invictus (Oscar 2010)



Clint Eastwood se consagrou como ator em filmes como Dirty Harry, Os Imperdoáveis, As Pontes de Madison e dezenas de outros no estilo "western" nos anos 70. Como diretor, apesar de exercer esta função desde sempre (inclusive nos filmes já citados acima: Os Imperdoáveis, As Pontes de Madison), nem sempre foi reconhecido e prestigiado como deveria ter sido. Vive recebendo indicações e já ganhou, como diretor, duas estatuetas de ouro pelos filmes: Os Imperdoáveis (1992) e Menina de Ouro (2004). Seu outro filme Sobre Meninos e Lobos (2003) recebeu indicação mas Clint não ganhou.

Seu novo filme, Invictus, acaba de estrear nos cinemas e segue a mesma linha que o diretor costuma fazer: história interessante, personagens intensos/significativos e trama excelente. Vamos à história: Nelson Mandela (Morgan Freeman) acaba de assumir a presidência na África do Sul, em meio ao pós apartheid e, para unir seu país, une forças com Francois Pienaar (Matt Damon), capitão da equipe de rúgbi da África do Sul. Passa-se em 1990 quando o país ainda está dividido entre os negros e os brancos e, através do esporte, Mandela dá forças ao time para chegar com tudo a Copa Mundial de Rúgbi de 1995 e, assim, juntar todos numa torcida só.

Primeiro que, só por ter o Mandela, ainda mais interpretado por Freeman, já se é um motivo para ir ao cinema ver este filme. Todos sabem da história encorajadora e batalhadora dele, que ficou quase 30 anos preso e lançou a máxima Unam-se! Mobilizem-se! Lutem, quando ainda estava na prisão. Sua luta pelo seu povo o levou a ganhar o prêmio Nobel da Paz, em 1993.

Morgan Freeman está sensacional em seu papel e bem fiel ao Mandela: sotaque, roupas..tudo (lembrando que a história do filme é verídica). Matt Damon também vestiu a camisa, literalmente, e interpreta com muita paixão seu personagem. A forma de dirigir do Clint é estarrecedora, principalmente na hora em que os times de rugby se encontram e o diretor nos mostra a perspectiva de "baixo", como se estivéssemos lá, no gramado.

Vá assistir..vale a pena. Agora só nos resta esperar pelo próximo projeto de Clint...não vejo a hora!

***Morgan Freeman e Matt Damon foram indicados ao Oscar de 'Melhor Ator' e 'Melhor Ator Coadjuvante', respectivamente

Janis Lyn

2 comentários:

Rogério Lagos disse...

Excelente filme, estratégicamente lançado na época da Copa do Mundo de Futebol da FIFA, na Africa do Sul. Maaaaas, a estratégia caiu por terra e o filme não foi nem indicado ao Oscar.

Uma pena.

Mas para mim, até o momento, INVICTUS é o melhor filme do ano!

Excelente crítica!

Bjs

JK disse...

Rogê e Jay, tai um filme que pela critíca e o comentário deu a maior vontade de ver. Estou sempre por aqui...

Bjus!